A Prefeitura Municipal de Buritirama, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, realizou na última semana (14), no auditório da Câmara de Vereadores, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA. “O direito de expressão é um direito humano fundamental. É parte da própria vida: rir, chorar, brincar, pular, correr, cantar, imaginar, desenhar. Assim deve ser garantido ás crianças e aos adolescentes os espaços e as condições para a sua livre expressão de maneira criativa e em prol de seu desenvolvimento”.
 
O tema central da conferência do CMDCA a ser refletido com todas as esferas sociais do município foi “PROTEÇÃO INTEGRAL, DIVERSIDADE E ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS”, logo após, houve apresentação de danças dos alunos da creche Mãe Meró e a apresentação de corais, e na sequência abertura oficial da conferência, após a execução foi falado das discussões temáticas aos convidados, delegados, conselheiros tutelares, secretários e diretores presentes, a articuladora pró-selo Unicef e assistente social, Bárbara Mascarenhas fez a divisão dos eixos temáticos:
 
Eixo: 1 – Garantia dos direitos e políticas publicas integrada e inclusão social.
2- Prevenção e enfrentamento da violência contra criança e adolescente.
3 – Orçamento e financiamento das políticas públicas para crianças e adolescentes.
4 – Participação, comunicação social e protagonismo de crianças a adolescentes.
5 – Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
 
Em suas palavras, Nilse Dias, representando a Secretaria de Assistência Social ressaltou: “É com grande compromisso e alegria que através dessa conferência que reafirmamos o nosso compromisso em prol da luta dos direitos da criança e do adolescente em nosso município, através dos mais diversos meios, como Conselho Tutelar, CRAS, dentre outros projetos mantenedores existentes através da secretaria de assistência social”, finalizou.
 Por fim, com a apresentação dos eixos temáticos e com votação dos delegados e conselheiros aprovando os trabalhos apresentados, no final da conferência foi culminado um almoço de confraternização com todos os presentes na mesma.
 
Estiveram presentes na conferência: Lávio Teixeira, secretário de administração e finanças; Eridelton Santos, secretário de saúde; Edson Gama, secretário de educação; Vivian Mello, assessora especial; Nairoldo Santos, vereador e Jota de Termicio, presidente da câmara.
 
Ricardo Barbosa | Ascom/Prefeitura Municipal de Buritirama

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui