Secretários de Assistência Social apresentam pacto do Nordeste ao presidente do consórcio
Foto: Divulgação

A Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste apresentou nesta sexta-feira (7) ao presidente da entidade, o governador do Piauí, Wellington Dias, a proposta do Pacto Social do Nordeste. O documento foi construído e debatido entre os representantes de assistência social dos nove estados nordestinos.

A secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) do Rio Grande do Norte, Iris Oliveira, fez a apresentação para o governador e gestores dos nove estados que participaram da reunião. O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, participou do encontro representando a Bahia.

“O projeto do Pacto Social é fundamental e muito importante para os nove estados. Precisamos encontrar saídas, especialmente neste momento tão delicado”, afirmou o governador Wellington Dias, que levará a proposta aos outros oito governadores.

Entre os cenários de ameaça citados na reunião estão o desfinanciamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); a redução de benefício e a demanda reprimida do Bolsa Família na região Nordeste; mudanças no Auxílio Emergencial, que foi reduzido pelo governo federal; e aprofundamento da fome.

As linhas de ação do Pacto Social epreveem a segurança de renda com programas de transferência; ampliação da cobertura de serviços e concessão de benefícios; e o fortalecimento dos programas de oferta de cartão alimentação; entre outras ações. Depois da avaliação e deliberação pelos governadores, a ideia é que o Pacto Social do Nordeste seja lançado, juntamente com um Selo Social.

Fonte: Bahia Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui