Um dos projetos ferroviários mais importantes do país, a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), que vai ligar o estado de Goiás ao litoral da Bahia, será retomado após de mais de 10 anos de paralisação de obras. O início da primeira etapa das obras é o primeiro projeto do Plano Anual de Contratações (PAC) e foi anunciado pelo presidente Lula no começo do mês.

As obras ficaram paralisadas por falta de verbas públicas e agora, o investimento é privado e deve ser finalizado até 2027. O trecho vai ligar a cidade baiana Caetité, no sudoeste do Estado, até o Porto de Ilhéus, também na Bahia, tem 537 quilômetros e passará por 19 cidades. Somente este trecho terá capacidade de movimentar 60 milhões de toneladas de cargas ao ano e a expectativa é melhorar a logística do agronegócio e também, no setor de mineração, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da região.

A responsabilidade pela execução das obras foi confiada à empresa Bahia Mineração (Bamin), que obteve a concessão da construção através de um leilão. Eduardo Landsham, CEO da empresa, explicou que o investimento vai baratear o custo de produção do setor produtivo. 

O primeiro trecho da Fiol deve absorver a mão-de-obra de 5 mil trabalhadores nos próximos três anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui