A Dinamarca e a Holanda fornecerão à Ucrânia os muito procurados caças F-16 em um acordo saudado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, como “histórico”.

Kiev tem pedido urgentemente a seus aliados ocidentais que forneçam os jatos F-16, uma vez que sua contraofensiva lenta é prejudicada pela superioridade aérea russa.

Zelensky saudou o acordo como “histórico” e “o mais importante” até agora. “A Holanda se tornou o primeiro país a concordar em fornecer F-16 à Ucrânia após o treinamento. Estou muito grato”, acrescentou.

Mesmo com a notícia, levará meses até que a Ucrânia possa usar os jatos.

O Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca confirmou em um comunicado publicado neste domingo (20) que concordou em fornecer os F-16.

As condições para a transferência incluem treinamento de pessoal ucraniano, instalação de infraestrutura e logística e recebimento da autorização necessária, afirmou.

A declaração dinamarquesa não especificou quantos jatos os países entregariam à Ucrânia, e Rutte disse que o número ainda não está claro.

“Neste momento, a Holanda ainda possui 42 F-16. Desses 42, precisamos de aviões para ajudar no treinamento na Dinamarca e posteriormente na Romênia”, afirmou Rutte.

O premiê acrescentou que a Holanda analisaria se todos os aviões restantes poderiam ser fornecidos, mas afirmou que ainda não poderia fornecer um número definitivo.

Rutte disse que o treinamento de idiomas para o pessoal do serviço ucraniano está em andamento e o treinamento militar na Dinamarca começará em breve.

Zelensky viajou para a Dinamarca neste domingo, horas após o anúncio. O líder ucraniano declarou que se reunirá com a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, a família real, membros do parlamento dinamarquês e líderes empresariais.

Isso ocorre depois que uma autoridade dos EUA disse na sexta-feira (18) que os EUA se comprometeram a aprovar a transferência de caças F-16 para a Ucrânia assim que o treinamento for concluído.

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, confirmou no sábado (18) que os pilotos ucranianos começaram a treinar.

Os F-16 são aeronaves a jato multifuncionais monomotores, o que significa que podem ser usados ​​em missões no ar ou de ataque ao solo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui