O primeiro complexo eólico do Brasil com operação e manutenção 100% realizado por mulheres foi inaugurado na terça-feira (3/10), em Salvador, pela AES Brasil, referência na produção de energia com fontes 100% renováveis do país, e pela Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul.

A usina fica localizada nos municípios de Tucano, Biritinga e Araci, na Bahia, cerca de 250 quilômetros da capital baiana.

A capacitação de parte da equipe feminina foi resultado de uma iniciativa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI-BA), por meio do curso gratuito e exclusivo para mulheres de Capacitação em Especialização Técnica em Manutenção e Operação de Parques Eólicos, realizado em 2021. Foram formadas 28 profissionais residentes próximo ao Complexo e uma parte irá atuar na planta de Tucano.

A iniciativa se expandiu e, neste ano, foram abertas inicialmente 60 vagas, e que, após alta procura, se tornaram 76 vagas para curso semelhante, mas no Rio Grande do Norte. Lá, está em construção o Complexo Eólico Cajuína, que seguirá o modelo de Tucano e também será operado exclusivamente por mulheres.

O propósito de promover a participação de mulheres no setor faz parte de um dos Compromissos ESG 2030 da companhia. O objetivo é promover diversidade, equidade e inclusão, entre outras iniciativas, aumentando a participação de mulheres em cargos de liderança e operação da empresa.

“O Complexo Eólico Tucano é um projeto importante por inúmeras razões”, destacou Rogério Jorge, CEO da AES Brasil e porta-voz do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 7 (ODS 7) –  Energia Limpa e Acessível do Pacto Global da ONU no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui