Ucrânia e Estados Unidos podem assinar um acordo sobre minerais nas próximas 24 horas, após acerto de detalhes finais, disse o primeiro-ministro ucraniano nesta quarta-feira (30).
Uma fonte familiarizada com o assunto afirmou à CNN que a Ucrânia espera assinar o acordo ainda nesta quarta-feira (30).
O entendimento se tornou um “verdadeiro acordo de parceria”, que poderia considerar futura ajuda americana como parte das contribuições ao fundo, destacou Denys Shmyhal em comentários televisionados.
O premiê também informou que a ministra da Economia do país, Yulia Svyrydenko, estava a caminho de Washington.
“Estamos finalizando os últimos detalhes com nossos colegas americanos. Assim que todos os detalhes finais forem finalizados, espero que o acordo seja assinado em breve, nas próximas 24 horas”, pontuou ele à Telemaratona.]Negociação para acordo de minerais
Estados Unidos e Ucrânia têm tentado fechar o acordo sobre recursos naturais desde que o presidente americano, Donald Trump, retornou à Casa Branca em janeiro.
O entendimento daria acesso aos EUA às riquezas minerais ucranianas em troca de investimentos.
Esperava-se que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fechasse o acordo durante sua viagem a Washington em fevereiro, mas isso não aconteceu como planejado, após um bate-boca com Trump na Casa Branca.
Um dos principais pontos de discordância nas negociações foi a questão das garantias de segurança – e se os EUA as forneceriam como parte do acordo. Trump inicialmente recusou, afirmando que queria que a Ucrânia assinasse o acordo primeiro e falasse sobre as garantias depois.