Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, disse neste domingo (13) que o bloco continuará com as negociações sobre acordos comerciais após o Brexit, ainda que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) esteja em fase avançada.
Em 31 de dezembro, o Reino Unido deixa de seguir as regras comerciais da União Europeia. “As negociações continuam aqui em Bruxelas”, disse Von der Leyen em um pronunciamento transmitido pela internet, segundo o G1.
Ela falou à imprensa logo depois de uma reunião, por telefone, com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. “Nós discutimos a maior parte dos tópicos não resolvidos”, explicou a presidente da Comissão Europeia.
“Nossos times de negociação vêm trabalhando dia e noite nos últimos dias, e apesar da quase um ano de exaustiva negociação, apesar do fato de que prazos foram frequentemente adiados. Nós dois achamos que é prudente que, neste momento, fazer um esforço a mais”, acrescentou.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson deu aval para que os negociadores continuem as conversas. Nesta semana, ele reiterou que um acordo é possível, mas o país deve estar pronto para alternativas.
“Entramos em um acordo de pedir aos nossos negociadores que continuem suas conversas e ver se um acordo pode ser alcançado mesmo neste estágio avançado”, finalizou.
Fonte: Bahia Notícias