O eclipse lunar parcial deste sábado (28) poderá ser visto da região mais a Leste do Brasil, que inclui parte de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí. Durante o fenômeno astronômico, uma fatia parte do satélite natural é momentaneamente encoberta pela sombra da Terra – como se tivesse sido “mordida”.

“Temos dois tipos de sombra: a penumbra e a umbra. A primeira é uma sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol. Quando a Lua está completamente mergulhada nessa sombra ocorre o eclipse penumbral e não se percebe diferença no brilho da Lua. Já a umbra é a sombra escura que não tem mais nenhuma luminosidade do Sol. Quando a Lua vai entrando nesta sombra temos o eclipse parcial. Quando está totalmente mergulhada na umbra ocorre o eclipse total da Lua”, explica Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.

A fração do diâmetro da Lua coberto pela umbra da Terra será de apenas 0,122, de acordo com ela. Durante o evento astronômico, os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte também poderão observar o eclipse, mas em todos os locais a cobertura máxima será de 6% durante o nascimento da Lua, de acordo com o Observatório Nacional. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui