A última semana do mês de Agosto será marcada pelo avanço de uma nova frente fria no centro-sul do país e pode formar um corredor de umidade sobre o Brasil Central. Apesar das condições de chuvas, o sistema terá um deslocamento mais oceanico, mantendo então as instabilidades mais concentradas em setores do leste da região sul e também do leste do sudeste. 

A expectativa é de que este sistema forme um corredor de umidade, ligando as instabilidades da floresta amazônica até o oceano, passando sobre o Mato Grosso, sul do Pará, Tocantins, Goiás, Bahia e Minas Gerais. A previsão indica volumes entre os 15 e 25 mm em áreas que historicamente recebem menos de 20 mm no mês de Agosto, como é o caso do sudeste do Pará e nordeste de Mato Grosso.

As projeções também indicam o avanço das chuvas em áreas mais interioranas de Minas Gerais, como em regiões próximas à Mocambinho (MG) que está há pelo menos 120 dias sem chuvas.

Setores ao sul do Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia também podem receber algumas chuvas entre os dias 28 e 29.

Essas chuvas em áreas do Brasil central, ainda são insuficientes para trazer alguma recuperação hídrica significativa ou alguma perspectiva para as condições de plantio. Além disso, são necessários mais episódios de chuva para repor a umidade nas camadas mais profundas do solo. Contudo, essas chuvas podem favorecer algum manejo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui