A Prefeitura de Barreiras, no oeste da Bahia, emitiu um alerta de contaminação das águas do Rio de Pedras nesta terça-feira (5). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da cidade, em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, o rio que abastece Barreiras e a vizinha Luís Eduardo Magalhães está apresentando mortandade de peixes.

A nota da prefeitura diz que a água pode ter sido contaminada pelo rompimento de uma barragem de chorume em um empreendimento na cidade de Luís Eduardo Magalhães. Foi recomendado à população evitar o consumo de água coletada diretamente no rio e seus afluentes.

A prefeitura ainda informa que o comitê “está acompanhando a situação e busca alternativas junto aos órgãos competentes”.

Já a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães disse em nota que foram identificadas mudanças na coloração e no cheiro da água e que o Balneário Rio de Pedras, local bem frequentado na cidade, foi interditado até saírem os resultados de análises da água.  

A Prefeitura informou ainda que está executando ações para atenuar os impactos à comunidade, a exemplo do monitoramento da situação via drone e a distribuição de água para consumo dos moradores por meio de carros-pipa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui